sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Farofa de banana




Adoro o hábito de comer banana com a comida que muitos brasileiros tem. Apesar de eu mesmo não ter esse hábito, adoro misturar essa deliciosa fruta em algum prato salgado ou outro, como esse purê de banana. Farofa de banana é um desses, e aqui vai um gostinho todo brasileiro pra acrescentar: castanha de caju. Fica crocante e uma delícia. Adoro pra acompanhar carne de porco.
farofa_banana_01
\ 400g de farinha de mandioca
\ 150g de manteiga
\ 1 cebola média
\ 2 bananas prata
\ 100g de castanha de caju torrada (opcional)
\ sal e pimenta do reino a gosto
Pique a cebola em cubinhos. Pique a banana em cubos também. Eu gosto de parti-la ao meio no comprimento, e depois ao meio de novo, ficando 4 tiras compridas. E aí pico em cubos. Pique grosseiramente as castanhas de caju.
Refogue a cebola na manteiga até que ela comece a dourar. Adicione a banana e misture por cerca de 2 minutos. Junte em seguida a castanha de caju e logo depois a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta do reino e sirva a seguir.
farofa_banana_02
rendimento \ 8 porções
tempo de preparo \ 20 minutos
dificuldade \ baixa





Espetinho de frango com purê de banana e molho teriyaki


Uma das coisas que acho mais bacanas aqui no blog é poder conversar um pouquinho com vocês antes de apresentar uma receita. Adoro pesquisar sobre as coisas, e mais ainda, contar casos sobre elas. E acho que cozinhar fica mais leve assim – e mais afetuoso, olha aí a proposta do blog – com histórias para contar.
Yes, we have bananas! Confesso que nunca fui muito de comê-las. Salada de frutas aqui em casa mesmo sempre teve que ser sem banana. Mas com uma bananeira em casa e sabendo que elas são fontes de vitaminas, magnésio e potássio, resolvi fazer uma receita em que elas entrassem em um prato salgado. E achei que o estilo agridoce do purê combinaria muito com uma carne que tivesse toque oriental. E não é que ficou uma delícia?
:: 1 pedaço pequenino de gengibre picado
:: 1 dente de alho picado grosseiramente
:: suco de 1 laranja
:: 1/4 xícara (chá) de vinagre de arroz
:: 1 peito de frango em cubos de cerca de 3 cm
:: 1 colher (sopa) de açúcar
:: 1 colher (chá) de saquê
:: 1 colher (chá) de vinagre de arroz
:: 4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
:: 1/2 colher (sopa) de maisena
:: 1/2 xícara (chá) de água
:: 2 bananas-nanicas
:: 2 bananas-prata
:: suco de 1 limão
:: 1 colher (sopa) de manteiga
:: 1 cebola pequena picada
:: sal
Misture em uma tigela o 1/4 de xícara de vinagre, o suco de laranja, o gengibre, o alho e sal a gosto. Junte os cubos de frango e deixe marinando na geladeira por pelo menos 30 minutos para pegar gosto. Enquanto isso coloque os palitos de churrasco em água para que eles não esturriquem quando levados ao fogo.
Faça o molho teriyaki: Em uma panelinha, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo até começar a caramelizar. Retire do fogo e junte o saquê, a colher de vinagre e o shoyo. Leve de volta ao fogo e mexa até obter uma mistura lisa. Dissolva a maisena na água em uma tigela e aos poucos vá acrescentando essa mistura à panela, mexendo sempre com cuidado para não empelotar. Quando engrossar basta desligar o fogo e reservar.
Para o purê: Descasque e pique as bananas e jogue o suco de limão nelas para que não escureçam. Em uma panela refogue a cebola na manteiga até que ela transpareça. Junte as bananas e refogue mais um pouco. Processe ou bata no liquidificador e volte a mistura para a panela. Tempere com sal. Vá provando até que o sal deixe a mistura agridoce. Reserve.
Coloque os cubos de frango nos espetinhos, descarte a marinada e grelhe em uma frigideira com um pouco de óleo. Sirva junto ao molho e ao purê.
Rendimento :: 4 espetinhos (2 pessoas)
Tempo de preparo :: 45 minutos
Dificuldade :: média

Nenhum comentário:

Postar um comentário