sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

COMO MELHORAR O LAYOUT DO SEU BLOG



Fiquei bastante animada com a receptividade positiva que a categoria Pimp my Blogobteve na pesquisa de opinião. :) Como o nome sugere, pretendo compartilhar dicas de design para você dar um up no visual do seu site. Se você não entende praticamente nada de design, essa série de posts foi feita para você! :)
Durante esses mais de 2 anos de experiência com o xCake, pude identificar onde as pessoas mais erram em seus layouts. O principal erro, na verdade, é simplesmente deixar o layout de lado e focar apenas no conteúdo. É óbvio que o conteúdo é muito importante, mas dependendo da “roupagem” que você dá a ele, todo o seu empenho pode ir por água abaixo. Costumo dizer que, basicamente, para um blog fazer sucesso, a receita é: conteúdo bacana e original somado à um layout bonito e convidativo. “Simples” assim!Um layout bem feito oferece uma chance adicional para o seu conteúdo ser lido. É ele que vai mostrar para o visitante, em menos de 1 segundo, quão original, interessante e merecedor do tempo dele, é o seu blog.
Nesse primeiro post, irei comentar algumas dicas que devem ser levadas em consideração no layout. São regras básicas de design que podem fazer toda a diferença em seu blog! Em posts futuros, posso me aprofundar mais em cada tópico, caso seja do seu interesse (deixe um comentário para eu saber!)
Vamos às dicas! :)
design-tips-1
01. Elementos alinhados
Todos os elementos do seu blog (títulos, textos, sidebar, imagens, etc) devem estar alinhados, entre si, de alguma forma. Quando os alinhamentos não são consistentes, o blog fica com aquela impressão de algo amador e que está tudo bagunçado. Essa bagunça visual torna a leitura cansativa e minimiza, consideravelmente, a credibilidade do seu conteúdo.
Tente imaginar uma linha vertical que servirá de guia para alinhar os elementos. Quanto mais elementos seguirem essa guia, melhor!
design-tips-2
02. Tamanho das imagens
Procure utilizar toda a largura disponível para as postagens. Nem pense em deixar uma imagem pequenininha centralizada na tela! Imagens pequenas são difíceis de serem visualizadas, muitos detalhes acabam sendo perdidos, além de prejudicar o alinhamento que citei no item anterior. Tirar proveito da largura máxima do post deixa o blog muito mais organizado. A largura da sidebar também deve ser explorada em banners, por exemplo, mantendo todos do mesmo tamanho.
design-tips-3
03. Combinando fontes
Escolha, no máximo, 3 tipos de fontes diferentes para ser utilizado no layout do blog. Preste atenção na legibilidade da fonte, ela deve ser fácil de ser lida. Fontes “manuscritas” requerem cuidado dobrado pois suas curvas e irregularidades podem tornar difícil o reconhecimento da letra. No texto corrido dos posts, opte por fontes mais básicas e tradicionais como a Verdana, Tahoma, etc.
Se você gosta de fazer montagens nas imagens dos posts, procure utilizar as mesmas fontes do layout, assim o conteúdo fica mais integrado e personalizado ao estilo do blog.
Font SquirrelFontSpace e o DaFont possuem ótimas opções gratuitas.
design-tips-4
04. Cores
Assim como as fontes, as cores devem ser utilizadas com cautela. A não ser que seja intencional utilizar mil cores diferentes, procure limitar uma paleta com 3 a 6 cores e utilizá-las em todo o blog. Manter uma paleta bem definida ajuda a criar uma identidade visual mais forte, mais fácil de ser reconhecida.
Paletas de cores baseadas em lindas fotografias: For the love of colorColor Collective eWear Palettes.
design-tips-5
05. Background
Escolha um background que complemente o seu layout sem tirar o foco do conteúdo. Backgrounds claros com texturas sutis são mais fáceis de acertar. Patterns são uma boa opção pois permitem que a repetição aconteça perfeitamente, preenchendo completamente o fundo, independente do tamanho do monitor. Só repare se o padrão está correto, em uma pattern adequada não é possível ver onde começa e onde termina o padrão de repetição.
Encontre muitas opções bacanas no Subtle PatternsEveryday Iconsava7 Patterns eShizoo Design.
Quem tiver sugestão para os novos posts dessa categoria é só deixar aqui nos comentários! :) Quem gostou, clica no ♥ aqui embaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário