segunda-feira, 4 de março de 2013

COMO TRATAR AS MANCHAS DE SOL?


Praia, piscina, sol, muito sol e ….MANCHAS!!!
Todas nós já nos eparamos com essa difícil realidade: O sol é o grande culpado por essas manchas no rosto e no corpo. Ele se une a outros fatores, como hereditariedade e alterações hormonais, e estimula a produção de melanina, muitas vezes de forma desordenada. Daí a pele vira palco para quatro tipos de mancha:
MELASMAS (OU CLOASMAS)
São manchas castanhas que surgem no rosto e têm formato que lembra um mapa. Geralmente estão relacionadas a alterações hormonais (gravidez, uso de anticoncepcional) ou a algum medicamento.Na gravidez elas aparecem geralmente após o segundo trimestre.

SARDAS
Aparecem mais no rosto e no colo de peles claras e jovens. Em geral a causa é genética.As peles brancas possuem mais sardas e pintinhas que podem escurecer ou aumentar devido à exposição solar, porém não escapam das manchas marrons.
MELANOSES ACTINICAS
Também chamadas de manchas senis, são pintas claras ou amarronzadas que surgem nas mãos, nos braços, no colo e no rosto de pessoas mais velhas ou que tomaram muito sol. É comum na pele clara, mas pode atingir também as mais escuras.Elas ocorrem devido ao efeito cumulativo e crônico da radiação UV e aparecem mais em áreas como face e mãos, que são regiões muito expostas. Ainda quando a pele é exposta cronicamente ao sol, torna-se áspera, espessa, amarelada, seca e com pigmentações acastanhadas e esbranquiçadas,
MANCHAS BRANCAS
Surgem mais no corpo do que no rosto (pernas e braços, principalmente).A melhor forma de prevenir é através de uma proteção solar eficiente. Além disso, quem costuma desenvolver o problema deve manter sempre a pele hidratada, especialmente após a exposição solar. Então valem as dicas que a gente costuma dar para quem tem a pele ressecada: banhos rápidos e mornos, pouco ou nenhum sabonete (se for usar dar preferência aos sabonetes líquidos e neutros, que na verdade têm o mesmo pH dos não-neutros mas possui menos substâncias irritantes como fragrâncias) e cremeshidratantes ao acordar, antes de dormir e depois do banho ou da exposição solar. Cremes com corticóides ou ácido salicílico não tem poder superior aos hidratantes e portanto não devem ser usados para tratar essas manchas.
VEJA COMO SE LIVRAR DELAS
Filtro Solar
No caso de manchas na pele causadas pela excessiva exposição ao sol, o uso de um bom filtro solar com um alto fator de proteção é o melhor caminho para prevenção e também para o tratamento desse tipo de mancha.
CREMES
São os tratamentos mais suaves. Não removem manchas profundas, mas clareiam as superficiais. Contêm substâncias em concentrações baixas: o efeito é menor, mas asreações adversas também caem.
FÓRMULAS
Prescritas pelos dermatologistas, são muito eficientes. As substâncias mais usadas são ácido kójico, ácido azelaico, ácido fítico, ácido glicólico, retinol, retinaldeído, vitamina C e hidroquinona ­ considerada a mais eficaz entre todas, mas com a desvantagem de muitas pessoas serem alérgicas a ela.
AMELANFaz sucesso nos consultórios médicos. Mistura em baixas concentrações substâncias que tradicionalmente já eram usadas para tratar manchas .Reduz até 90% das manchas superficiais e recentes e até 60% das profundas e antigas.
SKIN WHITENING COMPLEX
Uma mistura de substâncias fitoterápicas, como semente de arroz e uva, também é bastante receitada.
SUPERTRATAMENTOS
São os tratamentos feitos com laser e peelings. Eles removem manchas mais profundas. O número de sessões depende das condições da pele de cada paciente.
NITROGENIO LÍQUIDOUm dos mais antigos tratamentos para manchas senis. É aplicado no corpo ou no rosto para destruir os melanócitos que produzem melanina em excesso.
NOVIDADES
Duas novas descobertas chegaram recentemente para reforçar o arsenal tira-manchas.
LICORICE
Substância derivada de uma planta alemã, pode ser usada em qualquer tipo demancha escura.
B-CLEAR
Essa fonte de luz (como o laser) parece ser promissora no tratamento de manchas brancas. Trata-se de um aparelho que emite raios ultravioleta B ­ a radiação do sol responsável pelo bronzeamento e também usada em câmaras de bronzear.
DICAS CASEIRAS PARA TIRAR MANCHAS:Para manchas NO ROSTO ; use água oxigenada (10 volumes). Todas as noites, quando você for dormir, molhe um algodão com ela e te uns “toques” na mancha que você deseje sumir e se você for constante no tratamento, irá ver ótimos resultados.
PARA manchas na pele em geral; coloque óleo de oliva puro todas as noites nas manchas nefastas. Deixe o óleo até o outro dia e lave a pele. Este tratamento também necessita que seja constante para obter bons resultados.
PARAas manchas deixadas pelo acne; você deverá colocar um pouco de flocos de aveia em um copo e misturá-los com água natural. O truque está em deixá-las amolecer e assim obter um creme. Use este preparado para limpar a sua pele, esfregando-a com ocreme. Deixe o creme uns minutos na sua pele, ele irá secar um pouco. Lave-o com água fria e pronto. Pouco a pouco as suas manchas dirão tchau, tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário